terça-feira, 5 de junho de 2012

TA NO PORTAL G1

Ainda bem…


 :

O volume de água armazenada nos açudes do Nordeste aumentou 9% em 2011, em relação a 2010, alcançando 68% da capacidade total, que é de 32.535 hm³ (hectômetros cúbicos). A informação é do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que traz o retrato atualizado dos recursos hídricos e de sua gestão no Brasil.
Segundo o levantamento, o aumento no volume dos açudes se deu pelas chuvas acima da média que caíram no Nordeste em 2011, principalmente no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
O estado da Bahia apresentou, no mesmo período, volume estocado bem abaixo da média da região – 42% da capacidade total de 3.504 hm³.
Nas regiões atingidas pela seca, os reservatórios cumprem a função de estocar água no período úmido para garantir o acesso ao líquido durante a estiagem. E em regiões com cheias, os reservatórios servem para escoar a água excedente.
Nos açudes do Rio Grande do Norte e do Ceará, a média de armazenamento foi maior do que em toda a região – 79% e 71% de toda a capacidade. Na Paraíba, o volume atingiu 68% de toda a capacidade de seus açudes.

Brasil tem “situação confortável”
Em 2011, 125 municípios brasileiros decretaram situação de emergência por causa da seca – número menor do que o registrado em 2010, de acordo com o relatório. Já 754 municípios (14% do total de municípios do País) decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência das cheias – número maior do que o registrado em 2010.
Apesar da necessidade de vários municípios de reservar água, o Brasil está em uma situação confortável quanto aos seus recursos hídricos, segundo o relatório. O país possui 12% da disponibilidade de água do planeta e mais de 51% do território coberto por planos de bacias com rios interestaduais.
Entretanto, o relatório alerta que a distribuição espacial da água ainda é desigual no país, sendo 80% concentrada na região hidrográfica amazônica, onde está o menor contingente populacional.